TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
Uberização: da Revolução no Mundo Capitalista à Evolução Das Novas Formas de Trabalho Humano
Raíssa Fabris de Souza
“[...] O trabalho sob demanda (on demand) constitui a tendência conhecida como uberização. O termo é oriundo da empresa Uber, que é uma empresa de transporte controlada à distância por plataformas digitais, através de tecnologias disruptivas e algoritmos bem desenvolvidos para seu gerenciamento. A Uber possui milhões de pessoas cadastradas em todo o mundo, seja como usuários, seja como prestadores do serviço, denominados pelas próprias empresas como “trabalhadores autônomos”. Tal modelo passa a externalizar os trabalhadores, os bens necessários à prestação do serviço, os avaliadores, os riscos e os custos. Com isso, internalizam-se apenas os lucros, modelo empresarial sonhado por todo e qualquer empreendedor.
Fonte: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-do-trabalho/uberizacao-da-revolucao-no-mundo-capitalista-a-evolucao-das-novas-formas-de-trabalho-humano/
TEXTO II
Fonte: (Edu/Twitter)
TEXTO III
Uberização do trabalho e os limites de se trabalhar para um algoritmo
A paisagem urbana de grandes cidades do Brasil se acostumou com o fluxo de motoboys e ciclistas de startups de entrega como o UberEats, Rappi e iFood. Atualmente, segundo dados do Instituto Locomotiva publicados pelo jornal O Estado de S.Paulo, há 4 milhões de pessoas que trabalham para essas plataformas no Brasil. Do lado dos usuários, são mais de 17 milhões que utilizam tais apps regularmente. A popularidade do serviço impulsiona os negócios. Neste ano, a startup colombiana Rappi se tornou unicórnio, quando o valor de mercado de jovens empresas de tecnologia superam a marca de US$ 1 bilhão. Em um país onde o desemprego chegou a 13,2 milhões, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aplicativos de mobilidade urbana e entrega oferecem um sopro no orçamento ou uma alternativa de renda em um modelo que ficou conhecido como “uberização do trabalho”, em referência ao modelo de negócios escalado pela Uber.
Fonte: https://computerworld.com.br/2019/07/26/uberizacao-do-trabalho-e-os-limites-de-se-trabalhar-para-um-algoritmo/
*DEFINIÇÃO DE UBERIZAÇÃO: o termo, embora faça referência ao nome da empresa Uber, não diz respeito somente a ela. A uberização acontece na forma de trabalho de várias plataformas que surgiram e se popularizaram nos últimos anos, como Rappi, iFood, Airbnb, Cabify, a própria Uber e muitas outras. Há características comuns entre esses serviços: a proximidade com a tecnologia: são empresas-aplicativo; a externalização dos funcionários e das ferramentas de trabalho; o controle de qualidade dos serviços é realizado pelo próprio consumidor, via aplicativo.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema “A uberização do mercado de trabalho no Brasil”, apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.