TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
Os serviços e infraestruturas do saneamento básico são baseados em quatro pilares:
Abastecimento de água
É constituído por todo sistema de captação, tratamento e distribuição de água, e tem como objetivo proporcionar às comunidades água com qualidade e quantidade suficiente para os diversos usos exigidos.
Esgotamento Sanitário
É constituído por todo o sistema de captação, tratamento e lançamento do efluente tratado; deve ser separado do sistema de captação de águas pluviais, e tem como objetivo evitar a exposição das pessoas às doenças que podem ser veiculadas através do contato direto com os esgotos domésticos, e ainda garantir a preservação da qualidade dos mananciais ou outros locais de lançamento desses efluentes.
Manejo de Resíduos Sólidos
Inclui as estruturas de limpeza urbana, coleta, tratamento ou destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos. Podemos citar como exemplos usinas de compostagem, usinas de reciclagem, aterros sanitários e de materiais da construção civil.
Drenagem Urbana
Constituído de todo sistema de captação de águas pluviais, é composto basicamente pelas sarjetas, bocas de lobo e galerias pluviais.
Fonte: https://www.politize.com.br/saneamento-basico/
TEXTO II
Saneamento básico no Brasil hoje:
Disponível em: https://aguasustentavel.org.br/publicacoes/blog/62-senado-aprova-novo-marco-legal-do-saneamento-basico-confira-os-principais-pontos?gclid=CjwKCAjw-sqKBhBjEiwAVaQ9ax1pGA_czLOlst6CjQuDjp-D2jFWEubWo1KzFbPD6W3DgAcb_TzlOhoCOHwQAvD_BwE (adaptado)
TEXTO III
Você sabe quais os perigos do esgoto não tratado para o consumo de água?
Infelizmente, o saneamento básico no Brasil não é tema prioritário para as agendas governamentais, tendo em vista que, apenas em 2007, foi sancionada a Lei de Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico (LDNSB), sendo instituído o Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB) pelo extinto Ministério das Cidades. Antes do PLANSAB, houve a primeira tentativa de implementação nacional de serviços de saneamento básico por meio do Plano Nacional de Saneamento – Planasa, instituído em 1969 e abandonado em 1990. Este não foi bem sucedido devido a vários motivos, dentre os quais cabe ressaltar o alto grau de regionalismo aplicado às políticas públicas de cunho desenvolvimentista da década de 1970, em que privilegiou-se o atendimento de regiões centrais em detrimento de regiões periféricas.
Disponível em: https://autossustentavel.com/2019/03/voce-sabe-quais-os-perigos-do-esgoto-nao-tratado-para-o-consumo-de-agua.html
TEXTO IV
A carência de saneamento básico tem impacto direto na saúde das pessoas. Segundo o Sistema de Informações Hospitalares do SUS, do Ministério da Saúde, houve três milhões de internações por conta de doenças relacionadas à insuficiência de saneamento básico em dez anos, entre 2009 e 2018. Vale destacar, no entanto, que houve uma redução significativa nas internações por doenças ligadas ao saneamento básico ineficiente na última década. No Brasil, o número de internações por 100 mil habitantes passou de 184,7, em 2009, para 65,6 em 2018.
Fonte: https://www.aosfatos.org/noticias/o-saneamento-basico-no-brasil-em-6-graficos/
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Democratização do acesso ao saneamento básico no Brasil", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.
COMENTÁRIO EM VÍDEO SOBRE O TEMA
Para acessar o material utilizado pela professora, clique aqui.