TEXTO I
Um golpe financeiro é um crime que envolve uma mentira ou ocultação de informações com o intuito de enganar alguém, podendo ser uma pessoa física ou uma empresa, no mundo online ou no físico. O maior objetivo deste tipo de golpe é o roubo de uma quantia de dinheiro, não existindo um valor mínimo.
Assim, o criminoso tenta obter ganhos pessoais em cima de outras pessoas, podendo roubar, além de dinheiro, a identidade e documentos, para se fingir passar por elas.
É muito comum que o criminoso estabeleça uma relação de confiança com a pessoa antes de roubá-la, inventando histórias e envolvendo a vítima. O golpe financeiro pode acontecer por meio da contratação de um serviço, venda de um produto ou de um estelionato.
Disponível em: https://clubedovalor.com.br/blog/golpes-financeiros/ Acesso em: 08 dez. 2023.
TEXTO II
Golpes financeiros estão cada vez mais comuns. Uma pesquisa da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) aponta que 22% dos brasileiros já foram vítimas de pelo menos um deles.
Uma outra pesquisa, divulgada em junho de 2023, indica que mais de 365 milhões de tentativas de golpe foram identificadas apenas no primeiro trimestre do ano. Os dados são do Banco Central, levantados pela empresa CAF, de prevenção a fraudes.
Disponível em: https://blog.picpay.com/golpes-financeiros/ Acesso em: 08 dez. 2023.
TEXTO III
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) realizou “armadilhas do bem” em um site falso, para educar as pessoas sobre os riscos.
De forma chamativa e utilizando de ofertas generosas, 49% dos visitantes clicaram para tentar fazer o investimento.
As pessoas que entraram no link falso eram encaminhadas para uma página educativa, que explicava os riscos a que o usuário estava exposto.
“O que esse experimento mostrou para a gente é que realmente as pessoas são pegas nesse tipo de situação, clicam, tentam ir, descobrir, e têm a intenção de investir”, completa Marcelo.
Acesso em: 08 dez. 2023.
TEXTO IV
Disponível em: https://br.clear.sale/mapa-da-fraude Acesso em: 08 dez. 2023.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O aumento dos golpes financeiros na internet” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Para acessar o material de apoio do tema, clique aqui.